Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ABAIXO À DITADURA!

Comentários retirados das postagens:

GRANDE MOBILIZAÇÃO EM PRAIA GRANDE-SP e ATENÇÃO PREFEITOS: AS CRECHES NÃO SÃO DEPÓSITOS DE... ,


Anônimo disse...

Já assinei o problema é que meus colegas estão com medo de assinar porque estamos sendo perseguidos, aqui em minha cidade quem tentar lutar por essa causa eles estão mudando as pessoas daqui pra ali, os outros ficam com medo porque não querem trabalhar longe de casa. Isso é uma vergonha e ninguém faz nada, já vi nesse blog e em outros a mesma coisa acontecer e cadê o Ministro da Educação e a Secretária de Ed. Básica? Onde estão que não vêem o que está acontecendo nos municípios e cadê até a Presidente? Estamos falando de profissionais da educação, que ensinam e cuidam das crianças, apesar de minha cidade dizer que não somos nada, é tudo da boca pra fora, até eles sabem do valor que temos, sem nós não existe creche, elas simplesmente fecham!

Anônimo disse...

Em Praia Grande as atendentes de educação não são respeitadas,são tratadas como nada,a pior parte é ouvir dizer:Vocês são atendentes de educação mas não fazem parte do quadro da SEDUC,então fica aquela duvida,pq fazer curso de semana da educação?"capacitar" as atendentes com qual finalidade?não somos do quadro da SEDUC então pq somos OBRIGADAS a participar desses cursos?o salario é uma vergonha e nossa cara secretaria de educação nos humilha,constrange e persegue todos os que tentam de alguma forma lutar.A unica forma meninas é nos unirmos,não digo fazer baderna,greve,nada disso,nos munirmos de documentos (isso não nos falta)temos leis a nosso favor LEIS FEDERAIS,não essas criadas por esses políticos que estão no poder,até porque a eleição na Praia Grande é uma vergonha,isso se alguém viu alguma aqui,porque o que impera na cidade são os desmandos de uma "organização" que pelo jeito não nos deixara em paz.Vamos continuar lutando.

Prezados(as) anônimos(as),

Infelizmente a perseguição está ocorrendo em todo Brasil, os auxiliares do município do Rio tem passado por maus bocados, mas isso não pode impedir de assinarmos o abaixo assinado, é pior pra nós e melhor pra eles não é? O que aconselhamos é que denunciem ao MP, escrevam também ao MEC reclamando, o que sabemos é que dá certo sim! Nosso barulho já está surtindo efeito, O MEC e várias autoridades da educação já tomaram conhecimento da situação constrangedora em que vivem os auxiliares de creche, trabalhando em sala de aula executando função docente e além de não sermos valorizados ainda estamos sendo sendo humilhados pelos(as) secretárias(os) de Educação e seus comandados.


Em Angra também tivemos uma diretora que saiu transferindo funcionários que ousaram lutar pela causa , e até pessoas inocentes que mantinham simples contato com quem lutava, causando como aí em sua cidade transtornos a vida de muitos, mas para toda vitória é preciso luta, a história mostra isso, uns participam como heróis e outros como vilões.


Já dissemos isso aqui diversas vezes, assim como vocês de Praia Grande, se somos meros auxiliares e não merecemos pertencer ao plano de carreira do Magistério, sequer pertencemos a Secretaria de educação e sim da Administração, por que as creches fecham uma vez por mês para que participemos das formações continuadas de forma OBRIGATÓRIA? Quem precisa de formação continuada é professor! Em Angra antes de iniciarmos a luta de nossa categoria a formação continuada dos docentes era junto com as dos auxiliares, hoje nós fazemos num dia e os docentes no outro, com um detalhe: quando são os auxiliares a creche não funciona, quando são os docentes a creche funciona perfeitamente e os auxiliares regem a sala sozinhos como de costume.Infelizmente ao invés de nos ajudar, reconhecer nosso valor e consertar a distorção histórica da Educação Infantil, que ocorreu não somente em um lugar, mas na maioria dos municípios, muitos partiram para uma quebra de braço, triste e desnecessária .

Manifestação, paralisação e até mesmo a possibilidade de greve não pode estar descartada dos nossos planos, é um direito constitucional, lógico que poderá acontecerá após esgotadas todas as tentativas de diálogo.

Olá. Nosso municipio possui quase 100 educadores infantis e estamos na luta para sermos reconhecidos como tal. Temos direito ao piso salarial nacional porque esntramos na justiça e ganhamos, Agora queremos ser enquadradas no plano de carreira dos profissionais do magistério que já existe. Toda semana estamos na Camara Municipal cobrando nossos direitos, por esses dias será votado o Projeto de lei que regulamenta nossa situação. Ufa são seis anos de luta mas estamos alcanpçando nossos objetivos.


Parabéns a vocês, principalmente pela união que é algo muito difícil de acontecer, os auxiliares em sua maioria são covardes, preferem ficar em cima do muro, quando não são contra a causa, é verdade! Tem auxiliar que para ficar bem com o chefe diz que é contra, encontramos alguns que são até dignos de pena pela ignorância que disseram:" -Nos não somos professores", outros não podem nos ver na rua que param para perguntar; "-E aí, como estão as coisas?" são mesmo caras de pau. Pena que a vitória vem para todos!

Abraços a todos e a luta continua!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, poderíamos nos organizar para fazer uma grande mobilização nacional, com uma paralização nacional, pude notar que aqui existe vários representantes de estados e cidades. Angelica Campinas-SP.

Professora disse...

Olá Angélica,

É constitucional o nosso direito de manifestação,precisamos de união para que isso aconteça, não é algo fácil, pois muitos auxiliares estão sendo punidos severamente pelos gestores da maioria dos municípios do Brasil e com isso estão desencorajados, mas sabemos que basta uns cem auxiliares para que chamemos atenção.Não podemos descartar essa possibilidade. Nós daqui do blog vamos nessa!!!! E vocês???

Luciane disse...

Ao fazer uma pesquisa sobre a mudança do auxiliar do professor, encontrei o site de vocês, e tenho uma dúvida, se vocês virarem professores a sala irá ficar com dois professores.
E isso não é complicado de administrat, duas pessoas com os mesmos poderes dentro de uma sala de aula, não se corre o risco de surgirem divergencias entre as duas professoras.