Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

DESCASO E ABSURDO EM ITATIAIA/RJ

Matéria retirada do Jornal A voz da Cidade em 11 de Outubro de 2011.

Creches do município contam com professores

Atualmente cinco unidades contam com aproximadamente 20 profissionais de educação


ITATIAIA

A prefeitura, através da Secretaria de Educação (SME), destaca o compromisso da atual gestão com as creches do município. Atualmente, as cinco unidades de Educação Infantil contam com aproximadamente 20 professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental, que desde a primeira infância trabalham o desenvolvimento das crianças de uma forma globalizada, o que contribui para o melhor desempenho na vida escolar.

De acordo com a secretária de Educação, Elenir Laurindo Pereira, a atuação de professores nas creches é uma novidade que vem cumprir uma lei federal sancionada em 2009 e que vem resultando numa motivação para as babás, que continuam fazendo um trabalho em conjunto, e ainda buscam a especialização profissional e qualidade no atendimento.

A Creche Sandra Cotrim, no Campo Alegre, que atende 42 crianças, das quais 39 estão nas turmas do Maternal I e II, atuam quatro professores em dois períodos, em total integração com as cuidadoras. “As babás participam das reuniões de horas de estudo para que possam entender melhor o objetivo e a atuação das professoras”, explica Elenir.

A nova formatação só trouxe benefícios. Segundo a diretora da Creche da Vila Esperança, Regina Domingos, o trabalho ficou mais dinâmico e as babás gostaram, porque passaram a dividir as responsabilidades. “É possível notar que as crianças estão se desenvolvendo muito melhor, principalmente na parte da linguagem, já que as atividades são direcionadas de acordo com a faixa etária, a fim de proporcionar crescimento intelectual ” , comenta Regina.

Na Creche da Vila Esperança são atendidas 37 crianças em horário integral. Conta com seis babás e quatro professores em dois períodos. Somente oito crianças estão na fase de berçário, pois ainda não estão em idade de participar das atividades.

Nas aulas de Maternal I e II as professoras promovem brincadeiras com jogos, blocos e outros recursos. Nas aulas são estimuladas a leitura, com atividades de música, contação de história, teatro e fantoches, e também a escrita, com atividades de desenho livre e pinturas.

Segundo a secretária de Educação, o mesmo trabalho realizado pelos professores, integrado com as ações das babás nessas duas unidades também acontecem nas creches Roberto Cotrim (Vila Odete), Antônia dos Santos Paiva (Maromba/Maringá) e Augusto Borges (Penedo).



Onde mesmo está acontecendo esse disparate??? Não poderia ser outro Estado que não o RIO DE JANEIRO! O Estado que está na idade da pedra...
Sra. Secretária de educação, Elenir Laurindo Pererira tenha dó! De todos os caras de pau e maus preparados que já vimos, a Sra. ganhou disparada! Educação Infantil não tem mais babá, está atrasada quase 15 anos (LDB/96), a Sra. deve estar confundindo os educadores de creche com a babá de seus filhos, mas nada como uma olhadinha nos documentos do MEC...

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa secretária comeu merda? Babás, vejam só que pobre infeliz, esse povinho precisa entender do cargo pra assumir minha gente, isso tudo é falta de conhecimento puro. Ao invés de ficar com raiva, me deu uma crise de riso por tamanha ignorância!!!KKKKKK

Anônimo disse...

O QUE ESSA IGNORANTE ESTÁ FAZENDO NA EDUCAÇÃO?