Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 22 de outubro de 2011

ITAPETININGA-SP JÁ PENSA EM NÍVEL SUPERIOR PARA SEUS AUXILIARES, MAS A TROCO DE QUÊ???



Carol disse...

Aqui na minha cidade, Itapetininga-SP, sou auxiliar de educação, ocorre um boato de que todas as auxiliares farão um curso de pedagogia, mas antes estão capacitando as professoras e através deste site descobri que o prefeito está apenas cumprindo a lei. Mas enquanto nossa qualificação não chega, o trabalho está a todo vapor, planejamento toda semana, aplicação a risca, cursos todo mês depois do horário, sem falar que nesta escola também fazemos todas as lembranças e coisas do gênero de todas as crianças, já que as professoras "não tem tempo". Se não somos professoras, então não sei o que somos!

Explicamos: Você é PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL não reconhecida e explorada como nós. Seu município está um passo à frente, porque já vai capacitá-las em Pedagogia, enquanto outros municípios, como Angra, ainda tem a presença de pessoas sem a formação adequada dentro de sala de aula, você esqueceu de mencionar as formações continuadas que somos OBRIGADAS a participar. Se não fazemos trabalho docente, logo as formações continuadas deveriam ser somente para os professores, ou não???

Só um aviso: Devemos ter muito cuidado, os prefeitos espertalhões, estão nos capacitando para ficarem bem na foto com o MEC e com o FUNDEB, mas nos nossos bolsos, NADA! A capacitação deve vir acompanhada com valorização. Sem promessa por escrito de melhoria salarial e enquadramento como PIs, é melhor não fazermos nada e deixá-los com a cara grande.

Abraços

Um comentário:

Anônimo disse...

Em Angra tem até gente de nível fundamental em sala de aula, angra está sempre atrás na educação, a culpa é dessas pessoas que não tem condições de administrar a educação, só vai melhorar quando essa turma arrancar a bunda das cadeiras macias e pegar no batente.