Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 15 de outubro de 2011

MANIFESTAÇÃO NA ABERTURA DA FITA

Após 2 anos de tentativas frustradas de estabelecer um diálogo com a Prefeitura de Angra dos Reis, os auxiliares de recreação e berçário ( Professores de Educação Infantil sem reconhecimento) realizaram sua 1ª manifestação pública, nesta sexta (14/10) na abertura da Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA), se unindo a manifestação dos professores (Docentes I e II) do município. A manifestação contou com o apoio do SEPE ( Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação)

Durante a manifestação foram entregues panfletos conscientizando a população sobre os problemas enfrentados pelos profissionais das escolas e creches municipais, como por exemplo:
  • Reconhecimento dos auxiliares de berçário e recreação, com revisão da nomenclatura e a garantia de inclusão no plano de carreiras do magistério.
  • Exigir o magistério nos próximos com concursos para os cargos de auxiliar de recreação e berçário.
  • Cumprimento do Artigo 35, § 2 da Lei Municipal n° 412/1995, que garante a igualdade salarial entre categorias com o mesmo grau de instrução.
  • Salas de aulas com menor número de alunos;
  • Atendimento aos alunos em situação de risco;
  • Apoio para melhor atender aos alunos portadores de necessidades especiais;
  • Material pedagógico de qualidade;
  • Escolas com melhor infraestrutura;
  • Gestão democrática;
  • Formação continuada;
  • Tempo maior para a elaboração de atividades, pesquisas...
  • VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL;
Até o término da manifestação Tuca Jordão não havia comparecido, mas nossa Secretária de Educação Luciane Pereira Rabha, e nossa Gerente de Educação Infantil Denise Jordão compareceram ao evento e puderam conferir de perto a mobilização dos profissionais.

Esperamos nossa secretaria de educação se posicione de maneira democrática e que finalmente chamem os profissionais para um conversa franca na busca por soluções. E que os rumores de que a secretária está cobrando dos diretores de creche mais rigor com os auxiliares de recreação e berçário no intuito de desmobilizar a categoria sejam falsos.

Gostaríamos de salientar que estamos dispostos a manter os pais muito bem informados sobre o posicionamento que a secretaria de educação irá adotar em relação aos profissionais que cuidam e educam seus filhos. Nenhum tipo de covardia será tolerado pela categoria, a justiça será acionada sempre que for preciso.










8 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pela manifestação!!!
Qualquer problema conte comigo
Adv

Anônimo disse...

Não vamos para de lutar pelo nosso reconhecimento,esperamos que a secretaria de educação reconheça o nosso valor.

Anônimo disse...

É isso aí pessoal.Vamos mostrar nossa união e força pela educação.
O prefeito de Porto Real sancionou e já reestruturou o quadro de funcionários, extinguindo o cargo de auxiliares e monitores de creche que passaram para professores de educação infantil. Está publicado no jornal A Voz da Cidade.

Anônimo disse...

Realmente antigamente a educação era citada pela UNESCO bom desenvolvimento.
Hoje citada pelo ministério publico.
Aux de berçário
Aux de berçário

Anônimo disse...

Se eu sofrer abuso de poder na minha creche, eles podem espera uma denuncia no ministério publico ...
Auxiliar de recreação
Obs espero que todos façam denuncia
Aux de recreacao

Anônimo disse...

Parabéns pela passeata
Professora de creche

Maria José disse...

Lendo essa reportagem me confraternizo com todos !!!!
Não desistam,também brigamos muito aqui em Batatais/SP e finalmente conseguimos.O prefeito recebeu a todos os ADIs em seu gabinete, mas depois de muita luta e manifestos, inclusive fomos a câmara dos vereadores, com camisetas escritas na frente "PROFESSORES, SOMOS OU NÃO". Vencemos e vamos para o quadro do magistério com salário compatível e nomenclatura de EDUCADORES DE CRECHE.

Anônimo disse...

Li no blg de Luis Araujo a respeito do pne, estão esperando a decisão do relator até dia vinte deste mes. podemos fazer algo pra ajudar na aprovação das emendas de Carlos Zarartinni.