Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MARTA SUPLICY E CLAUDETE ALVES, PIONEIRAS NO COMBATE AO ASSISTENCIALISMO NAS CRECHES

COMENTÁRIO RETIRADO DO GRUPO DOS AGENTES AUXILIARES DE CRECHE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO FACEBOOK.


CHRIS MENDONÇA DISSE...



LEI CRIADA POR CLAUDETE ALVES/SP TRANSFORMA PAJENS( agente auxiiar de creche)
AMIGOS, VOU LEMBRAR A VCS UMA COISA QUE NOSSO AMIGO ANTONIO DESCOBRIU AINDA EM 2008.

EM SP CAPITAL, O CARGO DE PAJEM, SEMELHANTE AO NOSSO, FOI TRANSFORMADO EM PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DE UMA LEI DA ENTÃO VEREADORA, CLAUDETE ALVES. APÓS MUITA LUTA AO LADO DA CATEGORIA, ELA QUE JÁ FOI PAJEM, CONSEGUIU APROVAR ESSA LEI QUE A PREFEITA MARTA SUPLICY, SANCIONOU EM 2003. HJE, OS PEDIS, MUDARAM DE NOMENCLATURA E SÃO PEIS E SEUS SALÁRIOS CHEGAM A QUASE R$ 4.000,00. SÃO A CATEGORIA QUE MAIS GANHAM NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL POR CUMPRIREM 30:00 HS. SÃO 5:00 HS COM CRIANÇAS E 1:00 HS PLANEJANDO.

FOI CRIADO UM PROGRAMA APOIADO PELO MEC, ADI MAGISTÉRIO, ONDE QUEM TINHA SOMENTE O NÍVEL FUNDAMENTAL (OU "INCOMPLETO") PODE CURSAR EM 2 ANOS E QUEM JÁ POSSUÍA O ENSINO MÉDIO, FEZ EM 1 ANO. FOI ATRAVÉS DESTE PILOTO, QUE O PROINFANTIL FOI CRIADO EM 2005.

ESTA MULHER MARAVILHOSA, QUE TIVE O PRAZER DE CONHECER, QUE HOJE A CONSIDERO COMO "AMIGA", COMPROU ESSA BRIGA E FOI ATÉ O FIM E CONSEGUIU. FOI FÁCIL?????? NÃO!!! FOI DE 1ª??????? NÃO!!!! MAS CONSEGUIU, POIS A CATEGORIA CHEGOU JUNTO E HOJE, MUITAS PEIS QUE ESTÃO ENTRANDO ATRAVÉS DE CONCURSO, TALVEZ NEM SAIBAM PORQUE SÃO TÃO VALORIZADAS.

NÃO DEVO CONTAR TUDO AINDA PARA TODOS, MAS ACHEI NECESSÁRIO FALAR UM POUCO AGORA, PARA QUE TODOS SAIBAM QUE NADA É FÁCIL. ( palavras da nossa amiga marcia nunes)


NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO A CARGA HORÁRIA JÁ É REDUZIDA, O SALÁRIO É EXCELENTE. OS ADIs TIVERAM A FELICIDADES DE TER NO GOVERNO DA ÉPOCA DUAS FIGURAS QUE TINHAM UMA VISÃO FUTURISTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, SABIAM QUE É A ETAPA MAIS IMPORTANTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, HAJA VISTA O INVESTIMENTO FEITO EM SEUS PROFISSIONAIS.


QUANTO AOS SEGREDOS, VAMOS CONTAR SÓ MAIS UM POUQUINHO:
NOSSOS AMIGOS AAC DO MUNICÍPIO DO RIO ESTÃO EM CONTATO DIRETO COM CLAUDETE ALVES E BREVEMENTE COM MARTA SUPLICY, MUITAS NOVIDADES ACONTECERÃO, PRECISAMOS DE UM SINDICATO FORTE...


A EDUCAÇÃO INFANTIL PEDE PASSAGEM EM BUSCA DO SEU MERECIDO LUGAR NA ELITE DA EDUCAÇÃO NACIONAL. AS(OS) SECRETÁRIAS(OS) DE EDUCAÇÃO E PREFEITAS(OS)QUE INSISTIREM EM IGNORAR A EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS RESPECTIVOS MUNICÍPIOS, TERÃO SUAS GESTÕES LEMBRADAS PELA SUA BURRICE E DESCOMPROMISSO.

E NÓS, DE ANGRA DOS REIS, QUE FOMOS INDUZIDOS A ACHAR QUE O PROINFANTIL FOI CRIADO PARA ATENDER UMAS PROFESSORINHAS SEM FORMAÇÃO LÁ DO SERTÃO DO NORDESTE BRASILEIRO...


LINK PARA A LEI DA VEREADORA CLAUDETE ALVES:



10 comentários:

LILIAN disse...

´Muito bom, tive oportunidade de ver no blog do SEDIN, uma das viagens de claudete a camera de deputados federais. Acesse o site e vejam. Se DEUS QUISER vitoria nossa será em breve. Que DEUS NOS ABENÇÕE!

Andréia disse...

Pelo amor de Deus, como essa secretária de educação de Angra ainda teima em fazer um concurso a nível fundamental, será que ela é de ouro planeta? Como o prefeito mantém em seu governo uma pessoa que mesmo vendo a transformação da educação infantil país a fora age dessa maneira, ou o Sr. prefeito está junto nessa derrapada?

Anônimo disse...

Caras (os) colegas educadores (as) tenho uma sugestão. Está previsto para ocorrer no mês de novembro a votação do PNE. Alguns deputados após amplo debate com a categoria apresentou ementas ao PNE que dizem respeito a valorização do profissional da Educação Infantil. O Deputado Federal Gilmar Machado PT/MG apresentou uma ementa incluindo todos os profissionais, seja qual for o nome a ele destinado, educador infantil, auxiliar de creche, pajem, no plano de carreira do Magistério. O Deputado Carlos Zaratini também apresentou ementas que nos beneficiam. Desse modo, companheiras e companheiros, o que acham de promovermos uma mobilização nacional em Brasília no dia da votação. Temos que cobrar de nossos parlamentares a real defesa de nossa luta e que seja implementado de fato no PNE. Assim, talvez não fique mais só a cargo da gestão pública municipal que tem protelado por mais de uma década a precarização do trabalho docente. Ainda é uma ideia, precisamos nos articular, e nisso vocês de Angra, do Rio poderão contribuir bastante. Estamos a disposição. Educadores Infantis de Uberlândia

Anônimo disse...

Cara Andréia,por que ao invés de ficar reclamando, vc não estuda para fazer o concurso de BERÇARISTA? esta é sua chance de deixar de ser "ensino fundamental" para ser "ensino médio".

Anônimo disse...

Só não muda a sorte dos auxiliares de creche quem não quer, a lei permite isso, é só ter boa vontade política

Professora disse...

Anônima(o) das 22:04,

Pelo visto você ainda não entendeu nossas reivindicações. Nós fizemos um concurso a nível fundamental por erro do edital e pela esperteza do Prefeito da época, mas nós não cumprimos uma função do mesmo nível, pelo contrário, nossa função é nível médio técnico, concorda que há injustiça nesse fato? Alguém deve perder, e por que nós se não fomos culpados, fomos sim usados. A incompetência dos organizadores do concurso não pode se refletir em nós!!!Será que você está sabendo que mesmo depois de toda a repercussão à nível nacional sobre a escolaridade exigida por lei para atuar na Educação Infantil, nosso Prefeito Tuca Jordão com o aval de nossa Secretária de Educação Luciane Rabha vão repetir a dose e promover o próximo concurso(será feito por determinação judicial)a nível fundamental, mesmo sabendo que é contra a lei? Lógico que não ficaremos quietos! Vocês ainda entenderão de Educação Infantil, pode levar tempo, além de teste pra nossa paciência, mas ficaremos aqui batendo na mesma tecla até que enfim entendam...

Anônimo disse...

Olá, so aux de recreacao da creche do frade. chega de ficar c medo,vou lutar c vcs!!!
Consulltei um adv e entendi o que estamos fazendo e legal. Fiquei assustada mais já passou.pode vi qualquer passoa da secretaria de educação que nada pode fazer se tentar Farei denuncia.eles ganham muito bem. Muitos nem sequer passAram por um concurso.

Anônimo disse...

todos as creches devem se unir,só assim conseguiremos nossos objetivos.participação de todos será fundamental.vamos lá frade,monssuaba e balneário.

Anônimo disse...

Cara amiga do frade isso aí!!
Vamos p luta
Aux de berçário
Marcia

Anônimo disse...

Não,vamos p de lutar.
Aux de berçário
Marcia
Japuiba