Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ATENÇÃO AUXILIARES DE CRECHE, VAMOS APROVEITAR ESSA CHANCE!!!!!


Postagem retirada do Blog Professores Leigos, com link para acesso ao lado.


Consulta Pública sobre Orientações Curriculares Nacionais da Educação Infantil
Por Vilmar Klemann
Blog Forum Paulista de Ed. Infantil


O MEC através da SEB/Coedi disponibilizou um conjunto de textos para consulta pública com o objetivo de buscar contribuições para a construção e implementação das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, aprovadas em 17 de dezembro de 2009 determinam que cabe ao Ministério da Educação elaborar orientações para a implementação dessas diretrizes.
O objetivo principal é contribuir com o trabalho do professor.No período de 13 de setembro a 30 de outubro você pode enviar suas sugestões, críticas e propostas.
Os documentos preliminares estão à disposição de gestores, conselheiros, técnicos, professores, pesquisadores e da comunidade para consulta e colaboração.
Envie sua mensagem diretamente ao autor e com cópia para
consultapublicacoedi@mec.gov.br

Aqui está uma excelente chance para cobrarmos nossos direitos, vamos escrever aos milhares para eles, a solução do impasse de nossa categoria precisa estar inclusa nesta construção das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Como sempre, já fizemos nossa parte, agora é com vocês!

Acesse o link http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15860&Itemid=1096


Acesse os textos:
O currículo na Educação Infantil: o que propõem as novas Diretrizes Nacionais? Zilma de Moraes Ramos de Oliveira;

As especificidades da ação pedagógica com os bebês.
Maria Carmen Silveira Barbosa
Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil Tizuko Morchida Kishimoto;
Relações entre crianças e adultos na Educação Infantil Iza Rodrigues da Luz;
Saúde e bem estar das crianças: uma meta para educadores infantis em parceria com familiares e profissionais de saúde; Damaris Gomes Maranhão;
Múltiplas linguagens de meninos e meninas no cotidiano da Educação Infantil; Márcia Gobbi.
A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância; Mônica Correia Baptista;
As crianças e o conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas; Priscila Monteiro;
Crianças da natureza Léa Tiriba
Orientações curriculares para a Educação Infantil no Campo Ana Paula Soares da Silva
Fonte:
http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com/2010/10/consulta-publica-sobre-orientacoes.html

Estamos mais fortes e vivos na luta. Desistir????JAMAIS!



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