Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

domingo, 24 de outubro de 2010

O BRASIL ESTÁ ACORDANDO...

Por anônimo em SÃO OS ÓRGÃOS COMPETENTES DA EDUCAÇÃO ENTRANDO EM AÇÃO...

Caros colegas , gostaria de pedir ajuda para tirar algumas dúvidas; Na prefeitura que trabalho tem dois nomes para a mesma função Babá e Adi , fiz concurso em 96 na época foi pedido até 8º série , fiz magistério , pedagogia e outros cursos relaçionadas a área de educação. A prefeitura alega ser ilegal que passemos a ser incluidas no plano de carreira do magistério , pois não fizemos concurso para tal. Por favor se alguém puder me ajudar tirando essas dúvidas ficaria muito grata.


Anônima,

Esta é a situação que se encontram muitos profissionais que atuam na educação infantil no país, já que a nomenclatura "Babá" surgida na época em que as creches pertenciam as Secretarias de Ação Social já deveria ter sida extinta totalmente e dado lugar a atual nomenclatura: Professor de Educação Infantil, porém este reconhecimento não ocorreu em muitos municípios, que num perfeito "golpe sujo,"deixaram as coisas como estavam, já que tal reconhecimento resultaria consequentemente em valorização, desta forma muitos municípios preferiram continuar com mão-de-obra barata porém qualificada já que costumam promover cursos de qualificação inicial e formação continuada.



Existem alguns municípios que fizeram este reconhecimento com a devida valorização, a exemplo de São Paulo-SP, que mudou a nomenclatura dos antigos ADIs ( cujo o concurso exigiu nível fundamental para as mais antigas e posteriomente nível médio) que passaram a ser chamados de Professores de Dsenvolvimento Infantil, sendo incluídos no plano de cargos e salários do magistério.



Isto é perfeitamente possível, pois não há mudança de atribuições, ou seja, a natureza de nossas funções continuarão sendo as mesmas(cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos), caso houvesse uma mudança de atribuições não seria possível, pois seria inconstitucional. Vai depender muito da consciência e vontade dos políticos do Legislativo e Executivo empossados.



É claro que para ser incluído no plano de cargos e salários do magistério é necessário que se obtenha qualificação mínima de magistério, atualmente na educação infantil admite-se a formação nível médio, normal.



A inclusão no plano de cargos e salários do magistério foi assegurada aos professores leigos desde 1996 pela Lei do FUNDEF(atual FUNDEB) deste que obtenha a formação, tal lei não exigiu que o servidor passasse por novo concurso.


Como as atribuições dos profissionais que até hoje são chamados de babá, auxiliar, recreador, etc, na verdade desempenham atribuições do Professor de Educação Infantil, estes profissionais deveriam ter sido incluidos no magistério conforme foram se qualificando, já que são os professores leigos da educação infantil.


Dê uma olhada em nossas postagens mais antigas, há muitos documentos sobre o assunto. Vai aqui algumas sugestões de postagens (é só clicar):



Legislação e Documentos publicados pelo MEC.

E os municípios se adequaram a legislação????

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

SERÁ QUE BUSCAMOS POR UMA ASCENSÃO INCONSTITUCIONAL???????

"Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer" Molière

Municípios que já transformaram Auxiliares de Recreação em Professor de Educação Infantil,e se adequaram à legislação.

O Governo vem exigindo a qualificação e valorização de professores leigos deste 1996.

Queremos o nosso reconhecimento!

PROINFANTIL, A QUEM SE DESTINA ???

REVISTA CRIANÇA DÁ SUA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO.

2 comentários:

aux. recreação disse...

Os amiores adversários dos auxiliares de Angra são os próprios auxiliares que vivem no mundo da lua, totalmente alienados, se conseguirmos enfiar na cabeça deles que eles são os professores da educação infantil, daremos um grande passo rumo a vitória, tenho observado que o medo que eles tinham está passando, acho que é o por que o estágio probatório está chegando ao fim, para muitos já começou a contagem regressiva: 12..11...10...9...

antoniofrederico disse...

Fórum Paulista de Educação Infantil

http://fpeicrianca.blogspot.com/2010/05/mec-propoe-exame-nacional-para-ingresso.html?showComment=1288056857777_AIe9_BHddjYh6EeFvsjBy6a99G60ZnKexP3oFWcu6oIwJBG9WJXjHx5nehUg4Ux1xERRs3-B8tWdjN214q9sVprLOV2hF3zt_yFcKzv6UghCI9GAZEn65bko7RsVSufz0By2P8aHvM0CT7l2WCdFVmpRLNSTtrPcu6iAID5EAgKl7mKbMkIwThcS9CyrM2qi5r67P23GkNYDYCJF4ZrzrMvhVs3-ZGfn_1-CqBl1zx5VOFmMTu-lCEVoi69q0c2tGqPqc61eyz8hDQS0L4BK5lmQest7CJSAzG9zSwcRep_j1R81_g8_sm0xaazuSan_XhZJhPC1xVHpP11j-hzMFscVcngt5t5_uccHHUIHAFmj7wkQRkVBv4fwq_jyLfvkh7pBEotT3Gnq7TCz6mfwzUQUxznGJ3dV5rtM828QMwkjmGKV3E2qNdgmRYYGWkLWi8iIMuB9cVa9oThmABTmmx4QU28LDLoEcoXEd7Fp5reJPep_gujium8X5sMz4pSxd_xEy281FQCRx7NC7u7yHQX1XkjkC8fhXu5vrOb1OvZLKmuCJvxrigC1Ust0E_41AmTjH9N3iWTKYlf7mor2kgCBbfWHw15osyBNALi4AkbQPpyukzr5GQTynC9wSwbAq2Paj5CNrh0L5Vq01W7qwSGRg8DvbX3Bk32vslna96brgOrLUDphtQIq8k8EgHfGY0DeCZOE4yUBjojwiYqnY7sHHISTrK-WBmnH2k8E0JfzshC-kujazJs#c6691985081236624394