Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A PASSOS LARGOS, ESTAMOS CAMINHANDO...


Comentário retirado da postagem: Sorte, organização e Luta!


Anônimo disse...

"OLÁ COMPANHEIROS, ESTOU TB AUX DE SALA AQUI EM ALAGOAS, E POR AQUI AS COISAS ANDAM MEIO QUE PARADAS, JÁ TENTEI REUNIR ALGUNS AUXS. MAS AINDA NAO OBTIVE ÊXITO...jÁ PROCUREI A PRESIDENTA DO SINDICATO DOS PROFS MAS ELA DIZ QUE NAO HÁ BRECHAS NA LEGISLAÇAO, COMO SE FOSSEMOS BURROS, GRAÇAS A ESSE BLOG ESTOU TOMANDO CIÊCIA DE QUE É POSSÍVEL SIM SERMOS RECONHECIDOS PROFISSIONALMENTE E FINACEIRAMENTE. PRECISO INICIAR UMA LUTA FORTE AQUI EM ALAGOAS, ME AJUDEM, POR ONDE COMEÇAR? QUAL O CAMINHO?? NA ESCOLA ONDE TRABALHO A DIREÇAO NAO ESTÁ NEM AÍ PARA A SITUAÇAO E AINDA FICA QUERENDO TIRAR SARRO COM NOSSA SITUAÇAO... ME AJUDEM,POIS POR AQUI AINDA NAO SE FEZ NADA. AGUARDO!"


Prezado anônimo,

Não é fácil unir a categoria, muitos, por falta de interesse ou medo, preferem não se envolver, principalmente se estiverem em estágio probatório. Está havendo um certo medo dos sindicatos por acharem que os professores não vão aprovar, mas a maioria dos professores não sabem que para atuar na Educação Infantil é necessário um concurso específico e neste edital vem discriminado que ele precisa fazer a higiene das crianças, esta simples tarefa faz com que muitos passem a compreender a dinâmica da Educação Infantil, até nos desejam boa sorte e pulam fora!


Só estão contra, porque, como os outros, pensam que na Educação Infantil as atribuições são as mesmas que nos outros segmentos, e como já falamos aqui, o professor que está em creche(que não é o orientado pelo MEC) não quer sair, pois com um ou mais auxiliar presente em sala de aula sobra muito pouco pra ele fazer.Para falar a verdade, os sindicatos conhecem muito menos sobre Educação Infantil do que os gestores, estão também sem palavras, mudos, só observando...torcemos que estejam aprendendo.

Sua diretora tira sarro por que também não deve dominar a função que lhe foi cabida, como muitas por aí. Daqui a pouco ela se cala...


Junte todos os documentos que tiverem e levem até a Secretária de Educação de seu município(torcemos que ela os recebam)e vejam sua resposta, caso contrário, façam uma denúncia no MP e deixe a coisa rolar, de qualquer maneira dá certo, nem que seja para colocar o assunto "profissionais da Educação Infantil" em evidência. Daqui a pouco os próprios governantes estarão resolvendo nossa causa, só não podemos desanimar.


Ah, e o mais importante, convoquem seus colegas para assinarem o abaixo assinado virtual(link ao lado)para entregarmos às pessoas competentes.


Um abraço e boa sorte.

Nenhum comentário: