Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO CHAMA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE "CUIDADORES"

Comentário retirado do orkut dos Agentes Auxiliares de Creche do Rio de janeiro



Prefeito dá boas-vindas aos NOVOS professores de Educação Infantil

Com o novo modelo de atendimento à primeira infância, todas as salas nas creches e EDIs ganharam um professor

10/08/2011 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos

Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, participaram na manhã desta quarta-feira, dia 10, da cerimônia de boas-vindas aos professores de Educação Infantil, realizada no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. Do total de 1.500 professores que estão sendo convocados pela Prefeitura do Rio, 1.020 já tomaram posse e estiveram presentes na cerimônia.


Em seu discurso, o prefeito comentou sobre os avanços na área da Educação:


- Temos feito um esforço grande na Prefeitura do Rio para fazer com que as pessoas se sintam parte de uma equipe que atinguiu seus objetivos. A rede municipal do Rio de Janeiro nos orgulha muito porque é a maior rede municipal do Brasil. Temos todo o Ensino Fundamental aqui na cidade, cumprindo aquilo que diz a Constituição. A grande transformação que estamos conseguindo fazer é no campo pedagógico, nossa meta é uma escola que ensine e um aluno que aprenda. Conseguimos dobrar o número de vagas em creches e estamos avançando muito nessa área.
10 ago (2 dias atrás)

Paes agradeceu aos novos professores de Educação Infantil por terem batalhado para integrar a rede de servidores da Prefeitura do Rio:


- O que eu queria com esse encontro era convocar vocês para essa fantástica tarefa de educar. Vocês são a garantia de que a gente pode ter um futuro melhor nessa cidade. Temos certeza de que vocês vão transformar muitas vidas e mudar a história de muitas famílias e de muitos carioquinhas que precisam de vocês para poder ter direito a um futuro. Minhas boas-vindas e acima de tudo a minha esperança de que vocês vão ajudar a mudar o Rio de Janeiro.


O cargo de professores de Educação Infantil foi criado dentro do novo modelo de atendimento à primeira infância. Por causa desse novo modelo, todas as salas de atividades nas creches e nos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) têm um professor de Educação Infantil.
10 ago (2 dias atrás)

A secretária Claudia Costin explicou sobre o trabalho desses novos profissionais nos espaços de Educação Infantil:

- Os professores de Educação Infantil vão trabalhar nas creches para complementar o trabalho de cuidador, que já vem sendo feito pelos agentes auxiliares de creche, e introduzir uma dimensão pedagógica mais forte no trabalho de primeira infância.

Estamos desde meados de 2009 aumentando o número de vagas em creches. São mais de 13 mil vagas novas. Mas, não basta criar mais vagas, construir novos EDIs, é importante ter um time de qualidade trabalhando a educação na primeira infância. Os professores de Educação Infantil foram selecionados e capacitados para esse trabalho de estimulação dos bebês, de imersão dos bebês no ambiente letrado, de poder fazer com que eles tenham educação de qualidade.

Além da meta de ampliar a oferta de vagas em creches na cidade, abrindo mais 30 mil novos postos até o fim de 2012, a Secretaria Municipal de Educação (SME) criou o EDI, que agrega num mesmo ambiente a creche e a pré-escola. Nos EDIs, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas a partir, por exemplo, da convivência com os livros e da utilização de materiais apropriados. O novo modelo atende crianças de seis meses a cinco anos e meio.


Atualmente, 24 EDIs estão em funcionamento no município. Desde janeiro de 2009, a Prefeitura do Rio criou mais de 12.800 vagas em creche. Atualmente mais de 55 mil crianças são atendidas nas creches da prefeitura, sendo mais de 38 mil nas unidades da rede pública municipal e cerca de 17 mil nas conveniadas. A previsão da SME para o ano que vem é de um novo concurso para a contratação de mais professores de Educação Infantil.


Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibe
conteudo?article-id=2010854



A Secretária de Educação Claudia Costin com suas palavras faz-nos pensar que não entende muito bem esta história de 'CUIDAR E EDUCAR" na educação Infantil. Já o prefeito Eduardo Paes em seu pronunciamento faz-nos entender que nas creches nunca se ensinou.

Não tem como separar o cuidar do educar minha gente, já imaginaram se realmente fizéssemos somente o cuidado? As professoras não dariam conta! São vinte e cinco crianças em cada sala de aula, estamos ali o tempo todo cumprindo as mesmas tarefas, não tem como um auxiliar o outro na Educação Infantil, essa divisão feita pelos governantes foi somente por economia.

Esta matéria serve para mostrar ao Prefeito de Angra dos Reis, Sr. Tuca Jordão, juntamente com a secretária de Educação Luciane Rabha que estamos atrasados, o município do Rio de Janeiro é aqui encostadinho e já possui em seu quadro de funcionários o cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Aqui em nossa cidade foi previsto no Plano Municipal de Educação, mas pasmem! Não foi aprovado! Quem vetou,? como foi isto? A Constituição foi em 1988, a LDB em 1996, o PNE foi em 2001 e em pleno 2011 os responsáveis pela educação de Angra dos Reis simplesmente ignoram um cargo importantíssimo para incluir Angra como uma cidade que cumpre as orientações do Órgão maior da educação brasileira, o MEC. Tiveram com a oportunidade nas mãos a menos de um ano e as coisas foram deixadas como estão.

Depois reclamam dos números, educação é coisa séria! A pergunta que não quer calar é: Se as pessoas estivessem preparadas(aquelas que estão a frente da Secretaria de Educação) isso ocorreria? NÃO!!!! por isso achamos que só pode assumir uma função, aqueles que entendem da mesma.

Cada macaco no seu galho!




Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é desaforo! Os AACs deixam o coro nas creches e é isto que recebem em troca. Vamos contribuir pra essa gente desaparecer em 2012, podemos somar quase dez mil votos. Não é pouco...