Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 6 de agosto de 2011

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS AUXILIARES DE ANGRA DOS REIS-RJ VOLTA SER JUNTO COM A DOS DOCENTES I

Anônimo disse:

"Estão sabendo que nossa formação continuada será junto com a dos docentes novamente?"

Prezada(o) anônima(o),

Em Angra toda a ação tomada pelos responsáveis pela Educação Infantil é no intuito de deixarem as coisas como estão. Realmente nossa formação continuada voltou a ser junto com as Docentes I, no mesmo dia, mas em horários diferentes.

Desde que começamos a luta, a formação continuada dos auxiliares e dos professores passaram a ser em dias diferentes, só que quando era dia da Formação Continuada dos professores a creche funcionava normalmente, como de costume, no dia da Formação dos auxiliares a creche fechava.

Pelo menos agora não ficaremos durante todo o dia SOZINHOS com as criança, mas na parte da tarde somos nós que regemos a sala de aula, aliás nem entendemos para que precisamos de formação continuada, isso é coisa para professores. Para a Formação do dia 12 de agosto nos foi solicitado:

1-Tesoura
2-Régua
3-Cola
4-Canetas coloridas
5-Fita crepe
6-Copos descartáveis
7-Barbante
8-15 tampinhas coloridas
9-Lã colorida
10-Retalhos de EVA
11-Jornais e/ou revistas
12-Tinta guache
13-Papel sulfite

Vejam se esse material é para nos ensinar os cuidados? Não é não companheiros, esse material é para aprendermos também o educar! NA EDUCAÇÃO INFANTIL CUIDAR E EDUCAR NÃO SE SEPARAM!

E tem mais: O lanche TAMBÉM é por nossa conta! Até nisso somos como os professores, ajudamos nas despesas!

8 comentários:

nina disse...

Não adianta fugir do real ...Querer dividir os educadores de Edu Infantil em duas categorias e coisa ultrapassada e nada inteligente ..Cuidar e Educar são irmas gemeas dentro do dia a dia da Educação Infantil

Anônimo disse...

Esse material solicitado pela gerencia com certeza será a produção de materil pedagógico como na penúltima formação em que confeccionamos fantoches.
Opa!!! Que confusão!!!
Se nós auxiliares temos contato com o pedagógico então o cuidar e o educar só se separam nas cabeças duras da equipe da educação infantil.

Anônimo disse...

Aqui em minha cidade nós não pagamos nada, vejam só, já ganhamos uma miséria ainda temos que pagar para aprender a ensinar as crianças? É muita folga, definitivamente eles nos tem como bobos!

Suelen disse...

Vergonha! Tá tudo errado, já não basta as faxina e ainda tem de comprar material e lanche?Amigas, aí tá pior que aqui no Rio.

Anônimo disse...

Ola pessoal, queria mais informações sobre um assunto que esta acontecendo na minha cidade, fomos enquadradas no quadro do magisterio como professoras de primeira infancia e ficou assegurado o prazo de cinco anos para as auxiliares sem formação se adequarem isso graças a nossa luta e união e com a ajuda do prefeito e dos vereadores, a secretaria da educação sempre foi contra e sempre deixou isso bem claro, agora segundo comentarios na cidade ela e os outros professores estão querendo derrubar a lei que foi criada, ja conversaram com o prefeito e falaram a ele que se ele não derrubar essa lei corre o risco dele perder o mandato, foram inclusive na delegacia de ensino, e com isso o prefeito ficou balançado, o que elas alegam é que foi transformado o cargo sem ter concurso publico mas o que elas não entedem é que caiu a nomenclatura e que culpa nós temos disso. peguei o tel. e o email da advogada mas queria saber se tem advogado preocupados com a nossa luta por perto de nós somos do sul de minas e o que vcs tiverem de documentos estamos aceitando e se possivel por favor não postem essa mensagem na pagina principal pois estamos sendo meio que perceguidas e tudo é motivo para eles.obrigada e até mais

Professora disse...

Prezada(o) anônima(0),

Provavelmente em sua cidade aí no Sul, não existe a figura do Professor de Educação Infantil.

Vocês precisam esclarecer ao professores as reais atribuições do professor de Educação Infantil que cuida e educa às crianças, muitos quando descobrem isso desistem imediatamente de lutar contra, simplesmente por que perdem o interesse, não estão afim e muitas não tem "estômago" pra isso.

Por isso solicitamos a intervenção do MEC afim de acabar com esses "disse me disse".

Entrem em contado com as Professoras de Educação Infantil enquadradas de Balneário Camburiú-SC(Plano de Carreira já), as de Goías(ADIs de Iporá -GO)com links ao lado, que elas poderão ajudar.

Se em seu município não existe a figura do Professor de Educação Infantil, então vocês usem o Parecer do Professor Leigo para firmarem a conquista de vocês.

Liguem também para essa advogada que nos ofereceu ajuda e nos mantém informadas.

Todo esse movimento é importante, isso prova que conseguimos o que queríamos, chamar atenção para a Educação Infantil e seus profissionais.

Chegará o tempo em que todos os pontos estarão nos seus devidos "is".

Abraços e tudo vai dar certo!

Professora disse...

Anônimo das 17:57,

É esse o comentário que se referiu? E o único mais ou menos no horário que disse?...

Pois é, sempre foi assim, aprendemos tanto o cuidado como o pedagógico, simplesmente por que não tem como separar. Podemos até criar um movimento para deixarmos de participar das formações continuadas já que eles se negam a nos incluir no Magistério, se não somos professores, não precisamos de formação. Vamos sempre informar aqui o que aprendemos em cada formação continuada.

Um abraço carinhoso...

Professora disse...

Anônimo das 12:34,

Corrigindo: Sul de Minas...