Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

ANDAMENTO DO PROJETO LEI DO DEPUTADO FEDERAL CARLOS ZARATTINI

Nós nos antecipamos e pesquisamos o andamento do PL 5446/2009, vamos acompanhar de perto, precisamos que ele seja aprovado o mais rápido possível, para isto não podemos ficar de braços cruzados!!!


Proposição: PL-5446/2009 Avulso
Autor:
Carlos Zarattini - PT /SP Data de Apresentação: 17/06/2009 Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de tramitação: Ordinária Situação: CEC: Aguardando Parecer - Ag. devolução Relator não-membro.


Ementa: Dispõe sobre a contagem do tempo de exercício dos profissionais que exercem
atividades em unidades de educação infantil como de efetivo exercício do magistério.
Explicação da Ementa: Considera unidades de educação infantil os centros e escolas de educação infantil, as pré-escolas, as creches públicas, que atendam crianças de zero a cinco anos e onze meses.

Indexação: Garantia, profissional, educação infantil, contagem, tempo de serviço, exercício efetivo, magistério, inclusão, direção, assessoramento, coordenador pedagógico, orientador pedagógico, creche, pré-escola.

Despacho: 3/7/2009 - Às Comissões de Educação e Cultura; Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação (Art. 54 RICD) e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD). Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de Tramitação: Ordinária Legislação Citada
Última Ação:

16/7/2009 -
Comissão de Educação e Cultura (CEC) - Designada Relatora, Dep. Nilmar Ruiz (DEM-TO) Obs.: o andamento da proposição fora desta Casa Legislativa não é tratado pelo sistema, devendo ser consultado nos órgãos respectivos.
Andamento:
17/6/2009
PLENÁRIO (PLEN) Apresentação do Projeto de Lei pelo Deputado Carlos Zarattini (PT-SP).
3/7/2009
Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA) Às Comissões de Educação e Cultura; Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação (Art. 54 RICD) e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD). Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de Tramitação: Ordinária
7/7/2009
COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP) Encaminhada à publicação. Publicação Inicial no DCD de 08/07/2009.
7/7/2009
Comissão de Educação e Cultura (CEC) Recebimento pela CEC.
16/7/2009
Comissão de Educação e Cultura (CEC) Designada Relatora, Dep. Nilmar Ruiz (DEM-TO)
17/7/2009
Comissão de Educação e Cultura (CEC) Prazo para Emendas ao Projeto (5 sessões ordinárias a partir de 20/07/2009)
12/8/2009
Comissão de Educação e Cultura (CEC) Encerrado o prazo para emendas ao projeto. Não foram apresentadas emendas.

Como podemos observar o Pl anda meio parado, vamos encher a caixa postal do nobre Deputado.

13 comentários:

Vânia disse...

Não podemos mesmo ficar parados,se este projeto nos beneficia então vamos deixar a preguiça de lado e mandar e-mails pro Deputado.

Anônimo disse...

Vamos nessa!!!!!!!

N disse...

Difícil vai ser fazer as autoridades de Angra acreditarem que esta lei é também pra nós Auxiliares de Recreação e Bercário, vão dizer que o deputado fez a lei pra umas professorinha do nordeste! já tô até vendo.

N disse...

Visitei o blog de Belo Horizonte e vi que eles estão bem mais adiantado que nós, lá eles não são mais chamados de auxiliares, são educadores e ganham o mesmo que os professores, ah se a educacão infantil de Angra estivesse adiantada como a deles, Mas são unidos e lutadores, merecem!

Educação Infantil na PBH disse...

Oi, gente!
A luta pela valorização dos profissionais da educação infantil é realmente nacional. Em BH somos consideradas educadoras e estamos no quadro do magistério, no entanto não recebemos o mesmo das professoras não. Em 5 anos diminuímos a diferenciação salarial, mas ela ainda é gde, principalmente entre os professores e educadores com nível superior. E as professoras tem outros direitos que não temos.
Para diminuir a diferença salarial, além de uma greve específica da ed infantil em 2005, um grupo escreveu artigos publicados inclusive no exterior para dar visibilidade à situação. Acho q vcs deveriam fazer isto também. Escrevam muito, e publiquem o nome dos prefeitos e secretários de educação, pois assim expomos os políticos que são contra a valorização dos profissionais da educação infantil. Usem e abusem da resolução 002/2009 da CEB/CNE, pois lá temos fortes argumentos contra esta política discriminatória aplicada em vários municípios.
Vamos juntas, que a luta é grande!!!
Abraços,
Thaís

Professora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professora disse...

Professora disse...
Oi Thaís,
Nós agradecemos pelas palavras de incentivo, vamos sim seguir seus conselhos, o problema maior em nosso município é o número reduzido da categoria, não passa de 130 ao todo, e como vc sabe temos que subtrair aquela porcentagem de covardes que ficam em cima do muro esperando somente pelos resultados, mas uma coisa te garanto, os que mostram a cara são muito determinados.Estamos aguardando a resposta do processo administrativo que demos entrada e postaremos aqui o resultado.
Sempre poste aqui a experiência de vocês,temos certeza que vocês tem muito mais para nos ajudar a caminhar...
Um abraço.

16 de fevereiro de 2010 17:45

Eliane disse...

Acredito que nossa luta deve se tornar nacional. Gostei das orientaçõs postadas por Educação Infantil na PBH.
Devemos sensibilizar os políticos para a Educação Infantil e não apenas trocar votos.
Quero participar dessa luta.

Rose disse...

O que revolta a gente é ver que na maioria dos estados do Brasil o nível de escolaridade exigido foi pelo menos nível médio,que é mais ou menos suficiente para exercer as atribuições que desempenhamos.O Inspetor de alunos que nem fica em sala de aula eles pediram nível médio, e pra nós que trabalhamos diretamente com a educação das crianças pediram nível fundamental, pode uma coisa desta? não é uma situação que desanima a gente?

Anônimo disse...

Não há nenhum impedimento em sermos promovidos a nível médio, como está no texto que foi dado entrada lá no protocolo, os agentes sociais, fizeram concurso para nível fundamental e sem passarem por novo concurso, foram promovidos a nível médio, isso porque, provavelmente viram o erro que cometeram, q nível fundamental não era sufuciente para exercer a função. Se houve erro também em nosso concurso pq não poderemos ser promovidos também?

Anônimo disse...

O que acontece em Belo Horizonte é o mais ou menos igual o que acontece com as Berçaristas em Angra, isto só contribui com a desvalorização da educação infantil no Brasil, fazem divisões injustificáveis na concepção dos próprios funcionários, a vantagem é somente pra eles que fazem uma verdadeira "economia boba".

Anônimo disse...

Óla meninas,tudo bem,estou acompanhando as notícias do blog e fiquei muito feliz pela conquista de nossas companheiras do Balneário Camboruiú. Estou fazendo a divulgação desse blog,espero conseguir assinaturas para nosso abaixo assinado.Me cadastrei para acompanhar o PL 5446/2009,mas não consigui saber nada, temos alguma notícia sobre o PL.Se tiver por favor poste.Abraços e que nossa luta continue firme.

Professora disse...

Olá anônima(o),

De tempos em tempos um município reconhece a importância dos trabalhadores de creche e faz a justa valorização, vamos aguardar que nossa hora chega, sabemos que a política é uma ciranda. Se você fez o cadastro, é só aguardar que toda vez que houver alguma movimentação do PL você será informada,nós aqui do blog também fazemos a divulgação.
Precisamos de empenho para conseguirmos o número de assinaturas para o abaixo assinado que até agora tem um pouco mais de 1.200 assinaturas, não podemos enviá-lo com um número tão insignificante de assinaturas em comparação ao números dos ainda chamados auxiliares de todo país.
Abraços e obrigada pela ajuda.