Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Resultado da reunião com a Secretária de Educação Luciene Rabha

A Secretária de Educação Luciane Rabha, pela segunda vez não pôde nos receber, fomos atendidos pela Subsecretária de Educação Nelza Fonseca. Falamos sobre a regulamentação de nosso cargo, Proinfantil e sobre o calor na Creche da Japuíba.
Sobre nosso cargo ela nos disse que fará o que manda a legislação, SE for direito nosso, segundo ela, a Secretaria de Educação não irá se opor.
Sobre o Proinfantil, ela se comprometeu conosco de regularizar a situação sobre transporte e alimentação,ou seja, disponibilizará o passe gratuíto aos professores cursistas junto a Viação Senhor do Bonfim e nos oferecerá um "lanche reforçado".
Já sobre o calor na Creche da Japuíba, onde informamos que a maioria dos ventiladores não estão funcionando e as janelas não são adequadas, não permitindo a ventilação das salas, ela fez uma anotação e passou para a pessoa responsável sanar o problema.
Ela se mostrou receptiva e nos tratou com respeito e atenção.

16 comentários:

Eliane disse...

Que contradição para não dizer bagunça aí em Angra ,a secretária de educação diz uma coisa e a gerência de educação infantil faz outra.Eu heim!
Beijos
Ah, o blog de vocês está sendo uma vitrini para toda categoria no Brasil todo!

Anônimo disse...

Na verdade não temos apoio nenhum da secretaria de educação, esse papo é pra boi dormir. O que eles puderem fazer pra nos dificultar, pode ter certeza que eles vão fazer.

ACORDEMMM disse...

CONCORDO EM GÊNERO, Nº E GRAU COM O ANONIMO DE 15:52.
NÃO FARÃO NADA A NOSSO FAVOR, A MENOS Q SEJA GANHO NA JUSTIÇA ESSE DIREITO!
FORA ISSO, NÃO ACREDITEM EM COELHINHO DA PÁSCOA GENTE, MUITO MENOS EM PAPAI NOEL!

Anônimo disse...

Que bom que esses problemas serão resolvidos, pois se os pais fossem mais atentos eles não deixariam seus filhos na creche. Aquilo lá tá um verdadeiro "pé de vulcão", qualquer dia as crianças sairão de lá prontas para serem "servidas". Ainda bem que nossa Secretária tem bom senso... Não tem como as crianças ficarem naquele lugar daquele jeito... Obrigada, Secretária!!!

Anônimo disse...

Também concordo, acho que ninguem lá torce por nós, se a secretaria de educação fosse a nosso favor ela interviria e não deixaria Denise Jordão sacrificar a crianças, afinal é o nome da secretaria de educação que está em jogo.

Rose disse...

Gente, vamos dar um voto de confiança pra mulher! será que não estamos sendo pessimistas por demais?

Anônimo disse...

Chamem o RJ TV, Wagne Montes, comitê olimpico e etc. O Brasil precisa saber sobre o que acontece nas creches publicas.

Anônimo disse...

Não importa, mesmo sem apoio da secretaria, nós alcançaremos nosso objetivo.

O REALISTA disse...

HOJE FIQUEI SABENDO QUE MANDARAM UM PESSOAL DA MANUTENÇÃO PARA VER OS VENTILADORES (ASSOPRADORES LENTOS DE AR QUENTE) POREM ELES DISSERAO QUE SÓ PODIAM ARRUMAR SE A CREHE COMPRASSE AS PEÇAS .
BRINCADEIRA NÉ!!!!!

Anônimo disse...

Queria dizer que meus filhos estudão na japuiba(creche) ,muita das vezes chegam em casa reclamando do calor das salas, e do gosto de barro da àgua que bebem,se a secretaria de educação não começar a dar um jeito eu vou reunir os pais e protestar na porta da prefeitura isso é um descaso com nossas crianças.

Anônimo disse...

Esperamos que não tenhamos que fazer vaquinha para comprar as peças.

Anônimo disse...

Este problema de calor na creche precisa ser solucionado, as crianças sofrem muito, as salas cheias, sem ventilção,precisamos manter a integridade física e psicológica deles, pedimos socorro e providências!!!!!!!!!!!!!!!Urgente!

Anônimo disse...

Ihh anônimo de 21:26, provavelmente, ou faremos vaquinha ou nada de ventilador, mas já dei minha idéia, vamos trocar nossos ventiladores(ASSOPRADORES LENTOS DE AR QUENTE) por aquele monte de ar condicionado lá da educação.

Anônimo disse...

Que isso gente??? Não podemos deixar as professoras sem um ar fresquinho pra trabalharem, afinal de contas elas estão lá pra isso... As crianças ainda não votam, esqueceram???

Professora disse...

Isso mesmo, não são apenas as crianças que sofrem com aquelas salas hiper quentes e sem ventilação não, as professoras e preofessores também sofrem. Vejam alguns sintomas causados pelo calor:
-Golpe de calor(hipertemia);
-Exaustão;
-Vômito;
-Diarréia;
-Constipação;
-Cãibras de calor;
-Edemia pelo calor;
-Aumento da suscetibilidade a outras doenças.

Sendo assim as crianças sofrem demais, já que passam 10 horas do seu dia na creche expostas ao calor de nossas salas, e os professores então, seguem as atividades completamente esgotados e fadigados pelo calor.
As crianças não votam, mas seus pais e professores sim!

Por que as pessoas que fazem trabalhos administrativos lá na secretaria de educação têm direito a ter ar condicionado? Têm direito a trabalhar no fresquinho e sem fadiga, enquanto professores e crianças sequer possuem ventiladores que funcionam?

Anônimo disse...

É que vcs não conhecem a cidade onde eu moro, a prefeitura está de mal a pior.
Ainda tem vice prefeita que cria leis, passando por cima de outras leis que já existem!