Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

MINAS GERAIS DÁ SUA CONTRIBUIÇÃO

Comentário retirado da postagem:"EDUCADOR X PROFESSOR"


"Gostaria de contribuir para o debate acerca de educadorXprofessor. Aqui em Belo Horizonte - Minas Gerais a prefeitura tem o cargo de Educador Infantil e de Professor Municipal. Sempre existiu o de professor, mas quando ela precisou ampliar o atendimento á educação Infantil criou o cargo de educador. Foi dessa forma que ela barateou o custo da educação infantil. Nós que estamos neste cargo temos a mesma formação, a mesma jornada de trabalho, o mesmo regime de trabalho, mas recebíamos 1/3 do que os professores recebem, temos tratamento diferenciado.

Depois de 5 anos conquistamos algumas coisas com 2 greves e algumas paralisações.Ocupamos todos os espaços que discutem educação. Temos representantes no Conselho Municipal de Educação, no Conselho de Abastecimento e Merenda escolar, no sindicato, participamos de todos os fóruns, debates, visitamos regularmente a câmara de vereadores para pedir ajuda.. temos dois projetos lá que estão tramitantando (mas nunca saem do lugar por causa da força que a prefeitura exerce). Mas com isso fomos ganhando respeito das comunidades que atendemos e até de alguns segmentos do governo. Hoje ganhamos mais que antes, temos quase todos os direitos que professores, mas ainda queremos mais.Descobrimos durante nossa luta que o fato de termos o nome de educador e não professor nos exclui de uma série de benefícios que só so professores têm, como aposentar-se com 25 anos de trabalho, acumular cargos e outros benefícios que a legislação dá apenas a professores.Leiam nosso blog pra vcs conhecerem um pouco das nossas dificuldades e vamos nos unir para que os nós, profissionais que atuam na educaçao infantil, sejamos respeitados e enquadrados onde merecemos estar: na carreira de professor.

A luta está apenas no início e juntar forças nos dá condição de vencer mais rápido!Nosso blog www.educacaoinfantilpbh.blogspot.comvcs já tinham até entrado e deixado um recado... apareçam mais!Abraços,Cristiane Nunes - BH/MG" 13 de fevereiro de 2010 17:44

Por isso é importante acompanharmos o andamento do Projeto Lei nº5446/09 do Deputado Carlos Zarattini que garante aos profissionais que exercem funções correlatas ao de docente, independente de sua nomenclatura, todos os direitos do professor, inclusive para efeito de aposentadoria.

O Deputado precisa saber que há grande demanda da classe que espera providências quanto aos nossos direitos, sendo assim mesmo os municípios que resistem em mudar a nomeclatura serão obrigados a fazê-lo por se tratar de uma lei federal.

Um abraço,

Entrem no site da Câmara dos Deputados para acompanhar o projeto lei 5446/09 e façam seus comentários pedindo agilização na aprovação do PL.

http://www2.camara.gov.br/

6 comentários:

ADRI. disse...

Sejam bem vindo ao blog da categoria, sintam-se em casa!
Voltem sempre e nos contem suas experiêmcias.

Tia Ane disse...

Pelo menos vcs aí de BH, estão mais adiantados que nós aqui de Angra, vcs já tem o reconhecimento como educadores, por aqui nem isso. Mas logo essa história vai mudar.

Valci Gomes disse...

A luta é árdua, mas não podemos desistir.Trabalho na Educação Infantil em Iporá, e graças a Deus e muita luta estamos conseguindo muitas conquistas, no proximo dia 18/03, teremos uma resposta do prefeito sobre o nosso enquadramento.

Professora disse...

Oi Valci,
É um prazer tê-la aqui conosco novamente, estávamos preocupadas com seu sumiço,esperamos que o prefeito aí de Iporá-Go seja sensato e que cumpra a lei, torcemos por vocês. Como pode perceber não estamos encontrando facilidades, só mesmo Deus para nos ajudar nesta causa, fique sempre a vontade para postar aqui no blog suas experiências e com isto contribuir para nosso reconhecimento como professores de desenvolvimento infantil.
Obrigada pelos docs.
Um abraço.

Anônimo disse...

caras colegas do rio,nós aqui de praia grande estamos solidárias com a situção de vcs.como já havia postado anteriormente nós aqui estamos na luta e na revolta.temos um sindicato que parece que nem liga para nossa luta.desistimos de procurá-los.agora contamos com um vereador jovem que interessou pela nossa luta.tivemos uma sessão na camara onde ele leu um documento pedindo a imediata mudança de nomenclatura e revisão de salários.este documento foi encaminhado ao senhor prefeito que tem 30 dias para se pronunciar.enquanto temos que aguardar e estarmos vemos outras formas de pressão.um abraços a todas e boa sorte no concurso

Anônimo disse...

Boa noite,
Moro em BH, tenho 1 filha e vejo a dificuldade que é encontrar um lugar para deixar os filhos, a não ser em escolas de tempo integral que tem um valor elevado. Criei inclusive um Blog para trocas de informações sobre o assunto e estou pensando em abrir um espaço onde as crianças poderiam ficar para brincar, tomar banho, alimentar-se e fazer "para casa". A minha dúvida é: Posso ter funcionários auxiliares que ficarão responsáveis pela parte recreativa e cuidados pessoais e professores apenas para auxiliar no "para casa"?