Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A BUSCA DA CATEGORIA POR RECONHECIMENTO ESTÁ CADA VEZ MAIS FORTE NO BRASIL.

Anônimo deixou um comentário na postagem: " AGENTES AUXILIARES DE CRECHE DO RIO NO CAMINHO DO RECONHECIMENTO"

"Ola boa noite, estou lendo este blog inteiro, pois estou muito interessada em poder lutar em nossa cidade, para a resoluçao (para nao dizer novela) rsrs das pajens e tenho algumas duvidas, li muito sobre o PROINFANTIL e gostaria de saber se esse curso é facil pra ser implementado na cidade e se é válido para as pajens que nao querem fazer pedagogia se enquadrarem na lei, porque aqui temos umas que são "velhas de casa" quase se aposentando e já disseram não querer estudar, o que acho uma pena, já que a busca do conhecimento não tem idade! me deem uma luz porque vi que a luta de vcs esta mais adiantada que a daqui... pois sou eu que vou iniciar esta luta um abraço a todas..."


Olá anônimo!!!
Bem, por aqui as coisas não estão tão adiantadas assim, nossa história parece ainda estar longe de um final feliz, mas ficamos contentes em poder te ajudar, apesar do ditado popular onde diz: "Se conselho fosse bom, não se dava.Vendia", temos algumas considerações a lhe passar nesse seu ínicio de luta.

Primeiro é importante que toda a categoria tenha o conhecimento sobre o assunto, saiba a história da educação infantil, conheça a legislação, os documentos do MEC, conheça a luta do restante do Brasil.

Depois é importante saber qual a posição dos dirigentes de seu município (Secretário de Educação, Secretário de Administração, Prefeito), se com a apresentação da reivindicação da categoria eles forem a favor, se realmente vestirem a camisa, vocês estarão bem, não haverá impedimentos na regulamentação da categoria.

Mas caso aconteça como aqui em Angra, onde a posição da secretaria de educação foi: " Se vocês tiverem direito, nós não seremos contra", ou seja, não demonstrar muito entusiasmo, aí vocês podem desconfiar que terão uma bela batalha pela frente.

Segundo a LDB/1996, PNE/2001, FUNDEB o município deve qualificar os professores leigos em efetivo exercício, já demonstramos em postagens anteriores, que o MEC nos considera os professores leigos da educação infantil, mas diante das dificuldades dos municípios em custear esta qualificação o governo federal criou o Proinfantil (Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil), sendo assim o município tem que qualificar, mas ele não é obrigado a aderir ao Proinfantil, isto é uma opção de cada município, já que o Proinfantil é uma parceria entre a união, estados, municípios e universidades. Mas fica evidente que para aquele município que possui um bom número de profissionais sem a qualificação, o Proinfantil é o meio mais fácil e com menor custo de qualificar seus profissionais.
Ninguém é obrigado a estudar, caso as Pajens antigas se recusem, pelo que já pesquisamos, é dado um prazo(normalmente de 5 anos)para que o profissional faça o magistério, caso contrário estas pajens passam a compor um quadro especial em extinção.
Um abraço
Ps.:Qual o seu estado e cidade?


23 comentários:

monia gomes disse...

ola boa tarde

Estamos próximas da cidade de São Paulo, Bragança Paulista, tivemos uma reunião essa semana e saímos com a promessa de nossa Secretária de Educação estar analisando o Estatuto do Magistério para estar adequando a função das pajens para professor auxiliar, mas queremos também a mudança da carga horária, o que me parece não estarem muito satisfeitos com isso.
Mas como disse esta tudo no início, temos muito chão pela frente, mas o importante é começar... que um dia teremos o retorno. sou pajem também, passei no ultimo concurso pra professor, mas não vou deixar de reivindicar para que as pajens aqui sejam reconhecidas, com o apoio do nosso sindicato.

PS: meu nome é Mônia, grande prazer estar aqui participando com vcs! e sempre que tiver novidades vou postando aqui.
um abraço a todas

Ana Paula disse...

Boa tarde, vejo que estamos todas na mesma situação.
Quando era adequado a administração, éramos professores, educadores, enfim, importantes...mas quando acharam que não precisavam mais dos nossos serviços, nos descartaram da maneira mais humilhante possivel. Entrei na prefeitura no ano de 1997, como pajem, e de lá para cá, sempre nos diziam que precisavamos nos atualizar...fizemos pedagogia, pos graduação....mas, resolveram fazer um concurso para PROFESSOR DE PRIMEIRA INFANCIA... com as mesmas atribuições que as nossas, disseram que só poderiamos trabalhar como auxiliar das professoras. Pedimos que fosse feita a readequação de cargo, mas disseram ser ilegal. Estamos juntando tudo que temos, e gostaria de contar com o apoio de vocês. Tenho muita esperança que alcançaremos nosso objetivo!!!!

Professora disse...

Olá Ana Paula!
Você também é de Bragança Paulista?Se for, seu Prefeito é cego?
Não viu a transformação da nomenclatura de tantos ADIs em professores em São Paulo-SP?
Não viu a transformação das pajens em Professoras em Cubatão-SP?
Será que estes municípios estão na ilegalidade?
Digo que não, o que eles fizeram foi justamente cumprir a legislação, o que é inconstitucional é a mudança de cargo, o que não ocorreu, já que as funções continuaram a serem as mesmas.
Assim é fácil, a prefeitura tem pessoal qualificado sem coçar os bolsos.
Dê uma lida nas postagens anteriores, deste a primeira, não são tantas assim, só temos um mês da criação deste bolg, existem alguns pareceres que esclarecem melhor o que falamos, além de diversas notícias sobre o assunto.
Pode contar conosco nesta luta, qualquer informação nova que você tiver compartilhe conosco.
Um abraço

Ana Paula disse...

Sou de Bertioga/SP, somos 16 pajens.
Quando fizeram a reunião conosco, falamos sobre a LDB, sobre tudo que sabíamos e mesmo assim, insistem que é ilegal.

Professora disse...

Olá Mônia,
Achamos que vocês são do estado mais adiantado em relação a nossa luta, já vimos vários municípios que fizeram a regulamentação do cargo e inclusive a sua capital, São Paulo.
O estado do Rio ficou pra trás nessa, mas vamos chegar lá!
Parabéns por ter passado no concurso e por sua iniciativa nesta luta, já que a situação das pajens não deveria mais ser um "problema" seu .
É disso que estamos falando, nossa regulamentação é uma questão de justiça, e como você conhece bem a situação injusta na qual passamos, você como cidadã, levantou esta bandeira e tomou a frente para resolver esta bagunça.
Por existir pessoas como você é que acreditamos na regulamentação do cargo, não só em nossos municípios, mas como também em todo o Brasil. E para Aqueles municípios que ainda não acordaram é nosso dever trazê-los pra luta.
O prazer é nosso em tê-la conosco.
Se puder nos passe maiores detalhes da situação de vocês:
Qual o quantitativo de pajens em seu município?
Existem pajens qua já possuem a formação de magistério?
Por favor, nos mantenha informados sobre o andamento do reconhecimento de vocês.
Um abraço

12 de fevereiro de 2010 17:58

Anônimo disse...

Se os municípios não entrarem na linha. GREVE NELES!!!!!!!!!!!!

Professora disse...

Oi Ana Paula,
Aqui em Angra o recurso que estamos usando é um processo administrativo que aguardamos a posição final da prefeitura, no Rio de Janeiro além das negociações com a prefeitura, os Agente Auxiliares de Creches entraram com uma denúncia no Ministério Público, já em outros municípios só se conseguiu a regulamentação do cargo após manisfestações públicas ou até mesmo greve como vimos em Balneário Camburiú, poucos foram os municípos que não criaram resistência e agiram como a Prefeita de Cubatão que tomou a frente e regularizou a situação da categoria.
Um abraço
Ps.: Os documentos prometidos estão seguindo por e-mail.

monia gomes disse...

oi professora boa noite

Éramos em média 200 pajens mas muitas passaram no concurso pra professor, essa semana fizemos a contagem de pontos para remoção, mas ainda nao temos como saber qtas sairam, mas assim que tiver os dados posto aqui... mas sabe o q mais me intriga? se querem tanto regulamentar a lei... pq fizeram concurso pra contratar mais pajem? espero nao ser historia pra boi dormir essa tal mudança no estatuto... mas to disposta a "comprar" briga se preciso for... o ideal seria pacificamente neh? mas vamos ver no que vai dar por aqui... um abraço a todas

Professora disse...

Oi Mônia, bom dia,
Olha, veja na postagem:"ADIs de Presidente Prudente incansáveis!" que a prefeitura teve que refazer o edital do concurso por ordem judicial por não ter exigido nível médio normal para nosso cargo.Nós não sabemos a quem foi feita a denúncia, acreditamos que tenha sido no Ministério Público, então colega, nãos a obra! isto não pode continuar a acontecer.
O outro comentário segue por e-mail.
Um abraço.

monia gomes disse...

bom dia professora

aqui o edital saiu conforme a lei, pedindo pedagogia ou magistério as pajens, mas o que nao entendi foi: se querem mudar o estatuto, nao seria melhor fazer as mudanças para depois contratar mais pajens? pq ja fariam no novo cargo, como professora! Tanto que aprovaram alguns itens com urgência no estatuto para esse ultimo concurso que teve aqui, pq na rede nao tinha professor de educação física, tambem sei que a defasagem de pajens é grande devido ao mesmo, mas com a "casa" arrumada nao seria melhor? pelo menos pra gente sim né? rsrsr
um abraço...

monia gomes disse...

oi professora

Estava lendo o que vc me sugeriu sobre Presidente Prudente, afinal nao tive tempo de ler o blog todo ainda... mas vou ler pq ta me ajudando muito e esclarecendo muitos pontos.

Vou usar aqui o que li nesta matéria, vou fazer uma matéria no jornal... Município Está Perdendo Dinheiro pq enquanto as pajens não são reconhecidas como professora, deixa de receber verba do FUNDEB... adorei isso, vai causar impacto!!!! um abraço

Professora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professora disse...

Mônia,
para nós por eles
continuarem a contratar pajens mesmo exigindo delas o magistério, é sinal de resistência para não transformar o cargo de vocês para professores, que é o que nós somos.Mas nada é maior que a lei, vocês lutaram e conseguiram sair de auxiliar para educador,continue a lutar e sairão de educador pra professor, é questão de tempo.Num futuro bem próximo as creches só terão professores em sala de aula com as crianças, e quem ganhará são elas que tem direito a isto!
Qualquer dúvida estamos aqui pra ajudar no que pudermos.
Um abraço,

Anônimo disse...

Esse pessoal é muito esperto....aqui em Bertioga, recebemos pelo fundeb, mas na hora de receber o abono no começo do ano, falaram que fazíamos parte do pessoal de apoio. e só quem teve direito foram os professores!!!!!!!!!!!!!

Professora disse...

Prezada anônima,
Obrigada por visitar e postar neste blog que também é seu.Ao seu lado direito tem os links de documentos importantes,abra os "Paramentros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil" Volume 2, no iem 11 pág.38 diz que quem trabalha diretamente com crianças na Educação Infantil são professoras e professores de Educação Infantil.
No item 13 fala sobre os profissionais que atuam na educação infantil.
No item 13.1 diz que o pessoal de apoio na Educação Infantil são os da cozinha, limpeza, secretaria.Então diga aos dirigentes da Educação Infantil daí de Bertioga que eles estão ultrapassados e carecendo de conhecer os documentos editados do Mec.
Um grande abraço.

Professora disse...

Oi MÔnia,
Tivemos acesso ao formulário do censo escolar do INEP e apesar de sermos chamados de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil,estamos inseridos no campo do docentes.
O FUNDEB repassa a verba destinada a pagar professores leigos em caráter "provisório e precário"para continuarem a receber esta verba precisam formar todos nós em magistério, e isto(pelo menos em Angra) está sendo feito, o stress se dá quando falamos em valorização, que também está previsto na cartilha do FUNDEB.Precisamos escrever para a Secretária de Educação Básica Maria do Pilar, frizando a ela sobre o que vem acontecendo com nossa categoria, como dissemos aqui, ela está ciente e demonstra vontade de "arrumar a casa".É muito importante que ela receba uma carta de Minas, outra de São Paulo, do Rio de Janeiro etc...
Um beijo.

monia gomes disse...

oi professora
me explica isso direto... as pajens ja recebem verba do FUNDEB? não entendi direito, quero fechar a matéria do jornal... quanto a carta achei uma excelente idéia, que tal fazermos isso, temos pessoas nesse blog de outros estados? ou só Sampa e Rio e Minas? ja sou seguidora deste blog, vamos buscar mais pessoas, de outros estados também! beijos

Anônimo disse...

Bom dia, pessoal,
então aqui em Bertioga quem paga o nosso pagamento é o Fundeb, no final do ano, sobrou uma determinado valor, e falaramque iriam dividir como abono para os professores!!!! Achamos que iriamos receber, mas nos informaram que faziamos parte do grupo de apoio, portanto não poderiamos. Só era para os profissionais do magisterio!!!!!!
E nós quem somos?????????

Anônimo disse...

ora ora, na hora da cobrança somos educadores/professores? e nas regalias nao? rsrsrs bem típico!!!!

Ana Paula disse...

Enfim, boas notícias!!!!!!
Boa noite pessoal,
há um mês atras reuni tudo que tinha sobre a nossa causa, li muito aqui no blog, e entreguei todo o material para um vereador aqui da cidade.
Ele falou que iria nos apoiar, e para minha surpresa ontem, na sessão da câmara enviou um documento para o prefeito, pedindo que se fizesse um projeto de lei para o nosso reenquadramento.
Não imaginam a minha ansiedade, misturada com felicidade!
Agora vamos aguardar e ver o que acontece.
O apoio de vocês está sendo muito importante.

Anônimo disse...

Olá, sou Professora formada em Pedagogia porém no Municipio de Santa Rosa de Viterbo interior de SP somos denominadas de Pajens mas nossas atividades aplicáveis ao desenvolvimento infantil. Aqui nossa luta esta cada vez mais difícil - não temos apoio do Secretário de Educação que hoje mesmo nos disse que nós trabalhamos em "Creche" e "Creche" não é Escola. Nessas condições perdemos o rumo de lutar por nossos direitos e não sabemos por onde seguir... Temos diversos materiais que sustentam nossa ideologia porém a resposta é sempre a mesma : 'Não é possível alteramos a nomenclatura isso é ilegal' o quê fazemos ? Precisamos de ajuda ! Pois os maiores prejudicados são as nossas crianças que perdem na qualidade do ensino ... Como e onde poderemos buscar dentro de uma legalidade os dispositivos para a criação de um Plano de Carreira que nos insira num lugar do qual já é nosso por direito pois somos concursadas por Concurso Público dd Notas e Titulos, temos a formação miníma que é o Magistério e a Pedagoria mas continuamos sendo chamadas de Pajens ... Nosso trabalho é educar e cuidar, é trabalhar pelo e para o desenvolvimento pleno da criança !

Mariza disse...

Ola, sou de Santos, e aqui somos chamadas de monitoras de creche. A prefeitura pagou a faculdade de pedagogia para todas as monitoras, nos formamos em 2004, desde então a nossa batalha pelo reconhecimento ou nossa transformação em professoras tem sido constante e exaustiva. Eramos quase 300, no ultimo concurso par professoras muitas participaram e outras não fizeram. Por acreditar que não poderia fazer um concurso para fazer a mesma coisa que ja fazia, não participei do concurso. Hoje somos 129 que não desistem da luta, a cad dia é uma batalha que esperamos gsnhar em breve, se tivermos novidades, me disponho a postar aqui.

Anônimo disse...

Olá sou auxiliar de creche no Rio, fiz o concurso pra Berçarista de Angra e passei, gostaria de saber como são as condiçoes de trabalho e se realmente o salário é o divulgado, tem mais algum benefício? Se alguém puder me informar agradeço.
Luciene